PERVERSÕES SEXUAIS OU PARAFILIAS (alguns tipos)



  • Exibicionismo


É quando a pessoa mostra seus genitais a uma pessoa estranha, em geral em local público, e a reação desta pessoa a quem pegou de surpresa lhe desperta excitação e prazer sexual, mas geralmente não existe qualquer tentativa de uma atividade sexual com o estranho. As pessoas que abaixam as calças em sinal de protesto ou ataque a preceitos morais não são exibicionistas, pois não fazem isso com finalidade sexual.
  •  Agorafilia


Compreende-se o desejo doentio (impulso incontrolável) pela prática do coito em lugares abertos, ou ao ar livre.
Difere-se, do exibicionismo, pois o prazer na agorafilia não está relacionado necessariamente com a observação alheia, e sim com o local onde o sexo vem a ser praticado.
  • Agrofilia


É a excitação em fazer sexo no campo (mato).
  • Alvenofilia


Consiste no prazer da prática do sexo anal com chumaços de algodão ligados firmemente por silicone industrial. Isso quer dizer, que o indivíduo faz uso de um chumaço de algodão embebido em silicone industrial  ( para dar liga, e deixar duro ) para a prática do coito anal, como se o mesmo fosse um pênis. Pratica mais comum entre mulheres, e muito disseminada no continente africano e nos Estados Unidos da América, mais precisamente Califórnia.
As mulheres que dizem praticar a Alvenofilia insistem em afirmar que a pratica é normal, e que a maior fonte de prazer se desencadeia quando os pelinhos do algodão roçam a parede anal, causando um prazer incontrolável, que elimina qualquer desconforto decorrente do sexo anal convencional.
  • Anemofilia


 É a excitação sexual com vento ou sopro (corrente de ar) nos genitais ou em outra zona erógena.
  •  Asfixiofilia


 É a prática onde é reduzida intencionalmente a emissão de oxigênio para o cérebro durante uma estimulação sexual com o intuito de aumentar o prazer do orgasmo.
  • Fetichismo


É quando a preferência sexual da pessoa está voltada para objetos, tais como calcinhas, sutiãs, luvas ou sapatos, sendo que a pessoa utiliza tais objetos para se masturbar ou exige que a parceira sempre use o objeto em questão durante o ato sexual, caso contrário não conseguirá se excitar e realizar o ato sexual.
  • Bondage


É um tipo específico de fetiche, geralmente relacionado com sadomasoquismo, onde a principal fonte de prazer consiste em amarrar e imobilizar seu parceiro ou pessoa envolvida. Pode ou não envolver a prática de sexo com penetração.
  • Podolatria


É um tipo particular de fetiche cujo desejo se concentra nos pés.
O fetichista responde ao pé de uma maneira similar à que outros indivíduos respondem a nádegas ou seios. Mas é de notar que, no caso do podólatra, esse desejo direcionado para uma parte específica do corpo adquire o caráter pronunciado de uma fixação. Alguns podólatras, por causa disso, sentem prazer em ter seus genitais manipulados pelos pés do parceiro até o ponto de atingir o orgasmo e a ejaculação. Alguns preferem somente as solas, ou pés com arcos pronunciados, outros, de dedos longos, unhas longas, alguns preferem pés descalços, outros, pés calçados em certos tipos de calçados ou meias, alguns preferem pés muito bem cuidados, outros, sujos, de plantas incrustadas de terra, etc. Há ainda uma variação da podolatria conhecida como fungifilia, na qual a pessoa sente prazer sexual ao ver ou tocar pés com micoses, frieiras e outros tipos de fungos.
Um fetichista de pés pode ser homem ou mulher, embora estime-se que o contingente masculino passe de 70%.
  • Tricofilia


É como é conhecido o fetiche por cabelos e pêlos.
  • Fetichismo transvéstico


É caracterizado pela utilização de roupas femininas por homens heterossexuais para se excitarem, se masturbarem ou realizarem o ato sexual, sendo que em situações não sexuais se vestem de forma normal. Quando passam a se vestir como mulheres a maior parte do tempo, pode haver um transtorno de gênero, tipo transexualismo por baixo dessa atitude. É importante ressaltar que o fetichismo transvéstico também só é diagnosticado como uma parafilia quando é feito de forma repetitiva e exclusiva para obter prazer sexual.
  •  Frotteurismo


É a atitude de um homem que para obter prazer sexual, necessita tocar e esfregar seu pênis em outra pessoa, completamente vestida, sem o consentimento dela, excitando-se e masturbando-se nessa ocasião. Isso ocorre mais comumente em locais onde há grande concentração de pessoas, como metrôs, ônibus e outros meios de locomoção públicos.
Geralmente estes sintomas acontecem entre os adolescentes e adultos mais jovens, por estarem mais estimulados por hormônios sexuais.
  • Pedofilia


Envolve pensamentos e fantasias eróticas repetitivas ou atividade sexual com crianças menores de 13 anos de idade. Associado a casos de incesto, ou seja, a maioria dos casos de pedofilia envolve pessoas da mesma família. Em geral o ato  consiste em toques, carícias genitais e sexo oral, podendo não ocorrer a penetração. Hoje em dia, com a expansão da internet, fotos de crianças têm sido divulgadas na rede, sendo que olhar essas fotos, de forma freqüente e repetida, com finalidade de se excitar e masturbar-se consiste em pedofilia.
  • Gerontofilia


Refere-se à atração sexual dos não-idosos pelos idosos. Pode ser a atração sexual de um homem jovem por uma mulher madura (graofilia ou anililagnia), ou de uma mulher jovem por um homem maduro. Pode ser uma atração sexual e erótica hétero ou homossexual. Muitas vezes se observa que tal relação, mais que uma imposição libidinosa, tem outras motivações, como interesse econômico, busca de proteção, carência afetiva, complexo de Édipo ou complexo de Electra, dentre outros...

  • Masoquismo e Sadismo Sexual


O sadismo é a tendência em uma pessoa que busca sentir prazer em impor o sofrimento físico e moral a outra pessoa.
O masoquismo é a tendência oposta ao sadismo, é a tendência em uma pessoa que busca sentir prazer em receber o sofrimento físico e moral de outra pessoa.
Atos sadomasoquistas só serão considerados parafilias quando forem repetitivos e exclusivos, sendo que quando eles ocorrem ocasionalmente, dentro de um relacionamento sexual normal, são apenas formas alternativas de prazer, e não uma perversão. O sadomasoquismo nem sempre envolve o sexo com penetração, sendo muito comum a masturbação mútua.
  • Voyeurismo


É quando alguém precisa observar pessoas que não suspeitam estarem sendo observadas, quando elas estão se despindo, nuas ou no ato sexual, para obter excitação e prazer sexual.
  • Zoofilia


Quando a pessoa se sente atraído por sexo com animais.
  • Necrofilia


Ter prazer sexual com cadáveres.
  • Espectrofilia


é uma parafilia que consiste em buscar excitação através de fantasias mórbidas com fantasmas, espíritos ou deuses. Esta prática era mais comum na Idade Média.
  •  PREGNOFILIA OU MAIEUSOFILIA


É uma parafilia que consiste em sentir excitação sexual com mulheres grávidas e/ou pela visualização de partos.
  • Menofilia


 É uma parafilia que consiste em ter excitação sexual por mulheres menstruadas.
  • Nanofilia


É uma parafilia consistente na atração sexual por anões.
  • Partenofilia


É a fixação sexual por pessoas virgens.
Muitas das vezes o partenófilo não chega a consumar uma relação sexual, buscando apenas obter momentos de prazer com a outra pessoa ou lhe observando, podendo ou não chegar a praticar uma masturbação mútua ou quaisquer atos libidinosos diversos da conjunção carnal.
  •  Apotemnofilia


É uma parafilia caracterizada pelo desejo de se ver amputado em uma ou mais partes do corpo.
Relacionado à apotemnofilia, tem-se a acrotomofilia, o devotee e o wannabe.
  • Acrotomofilia


É a preferência sexual por pessoas que tenham alguma parte de seus corpos amputada, pois a excitação é proporcionada justamente pela falta daquela parte. Quando a excitação acontece quando um membro do próprio corpo é amputado, chama-se apotemnofilia ou amelotatista.
  • Devotee 


É o indivíduo que é atraído sexualmente por pessoas que são amputadas.
  • Wannabe


Wannabe em relação à apotemnofilia é alguém que quer se tornar um ser amputado, certamente sem razão médica. Alguns wannabes se fazem de amputados. Para os Wannabes a amputação é uma necessidade. Alguns chegam ao extremo para conseguir a amputação desejada, pois sentem que o membro sadio os incomoda.
  • Agalmatofilia


É o nome atribuido a pessoa que possui um apego ou admiração por estátuas.
  • Coreofilia


É uma parafilia que consiste na excitação sexual pela dança.
  • Crinofilia


É a excitação sexual provocada por secreções (saliva, suor, secreções vaginais, etc).
  • Urofilia


Está designada à excitação associada ao ato de urinar ou receber o jato urinário do parceiro, chegando-se, em alguns casos, a beber a urina. A urina pode ser depositada no ânus ou vagina.
  • Coprofilia


 Transtorno da preferência sexual, em que o prazer sexual é obtido através de contato com as fezes do parceiro (a), durante o ato sexual. Por exemplo: defecar sobre o (a) parceiro (a). É uma patologia de ordem psíquica, ou desvio sexual.
  • Coprofagia


Ingerir fezes do parceiro no momento do ato sexual.
  •  Emetofilia


É a excitação obtida com o ato de vomitar ou com o vomito de outro. Também conhecido como "banho romano" a prática pode se estender para um outro tipo de parafilia denominada "Emetofagia" nesse caso a excitação é obtida através do ato de comer ou ingerir vômito, o que geralmente é recíproco de ambos os parceiros dessa prática.

Dra Lekissandra Gianis - Psicanalista / Hipnoterapeuta (21) 96438 8027 (Whatsapp)



Comentários

Postagens mais visitadas