Lei Maria da Penha

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHER

A Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha foi sancionada em 07 de agosto de 2006. Com 05 anos de existência é considerado um avanço legislativo brasileiro.
Foi criada com o intuito de encorajar as mulheres a denunciar a violência sofrida no ambiente doméstico, onde, em muitas vezes o medo e a vergonha fazia a lei do silêncio imperar.
Um dos principais benefícios da Lei Maria da Penha foi definir com clareza quais são os tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher: violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, e estabelecer os procedimentos que as autoridades policiais e judiciais devem seguir mediante a denúncia, utilizando as medidas protetivas. Uma mudança histórica onde os homens estão sendo convidados a tomar posições interditadas e as mulheres garantindo seus direitos.
Embora seja uma lei de grande importância, é fundamental reconhecermos que sua efetividade depende da adesão da sociedade como um todo. Medidas pedagógicas devem ser tomadas tanto no âmbito emergencial, quanto preventivo. É primordial investir em políticas públicas que se comprometam a trabalhar questões de gênero. A associação entre masculinidade, guerra, força e poder é uma construção cultural. Um padrão de comportamento aprendido.

Mais que o corpo, a violência machuca a alma,


Destrói sonhos e acaba com a dignidade da mulher.


Não se permita! Você pode dar um basta!


Dra Lekissandra Gianis - Psicanalista / Hipnoterapeuta (21) 96438 8027 (Whatsapp)

Comentários

Postagens mais visitadas