ESTRESSE - O MATADOR SILENCIOSO.

Estresse é a reação do corpo diante de sensação de ameaça, seja ela interna ou externa, desencadeando uma descarga muito alta de adrenalina. Esse hormônio acaba estimulando a liberação de outros pelo organismo, o que pode acarretar diversas alterações em seu funcionamento. Sobrecarga de trabalho físico, mental, irritação, medo, ansiedade e até mesmo ociosidade costumam gerá-lo.DOENÇAS E SINTOMAS RELACIONADOS AO ESTRESSE:
Fadiga; irritabilidade; dores de cabeça; tensão muscular; dores nas costas e pescoço; arteosclerose; hipertensão arterial; diabetes; artrites; câncer; indigestão; diarreia; constipação; úlcera; colo irritável; perda de apetite; anorexia nervosa; mudanças de peso; insônia; depressão; infecções; eczema; psoríase; alergia; asma; deficiências nutricionais; sintomas pré-menstruais; problemas sexuais; problemas psicológicos etc.
PRINCIPAIS CAUSADORES DO ESTRESSE:

*Mudanças: certa dose de mudança é necessária. Entretanto, as mudanças violentas podem ultrapassar nossa capacidade de adaptação.
*Alimentação incorreta: não é apenas importante o que comemos, mas também como comemos.
*Sobrecarga: a falta de tempo, o excesso de responsabilidade, a falta de apoio e expectativas exageradas.
*Progresso: a agitação do progresso técnico é acompanhada de aumento das pressões e de sobrecarga de trabalho, aumentando os níveis de exigências, qualitativas e quantitativas.
*Fumar: o cigarro libera nicotina que, na fase de menor concentração, já provoca reações de estresse leve, depois bloqueia as reações do organismo e causa dependência psicológica.
*Ruídos: coloca-nos sempre em alerta, provoca a irritação e a perda de concentração desencadeando reações de estresse, que podem levar até a exaustão.
*Baixa auto-estima: tende a se agravar o estresse nestas pessoas.
*Medo: o medo acentua nas pessoas a preocupação sem necessidade, uma atitude pessimista em relação à vida ou lembranças de experiências desagradáveis.
*Trânsito: os congestionamentos, os semáforos, os assaltos aos motoristas e a contaminação do ar podem desencadear o estresse.


Dez mandamentos contra o estresse
1. Aprenda a relaxar. Encontre alguma atividade que lhe dê prazer, como yoga, massagem ou meditação. Uma sugestão de exercício é inspirar e expirar profundamente de 5 a 10 vezes.
2. Faça pausas de 30 segundos durante o trabalho. Aproveite para olhar pela janela ou se alongar.
3. Concentre-se em uma coisa de cada vez. Não leve problemas do trabalho pra casa e vice-versa.
4. Use o humor, ria de si mesmo.
5. Crie um hobby.
6. Procure ver o lado positivo das situações.
7. Pratique hábitos saudáveis. Alimente-se bem e com calma, evite cafeína e gorduras saturadas. Repouse e pratique exercícios.
8. Saia de férias.
9. Tome um banho quente.
10. Mantenha um “diário do estresse”: anote o que lhe estressou e tente prevenir da próxima vez. Estabeleça prioridades.



LEMBRE-SE: A QUALIDADE DE VIDA É UMA PLANTA QUE NECESSITA SER REGADA SEMPRE!
Faça o teste e avalie como está o seu estresse assinalando na lista os sintomas. Se você marcar mais de três itens, é aconselhável consultar um psicanalista clínico.



Cansaço
Aumento de peso
Insônia
Baixa Estima
Ansiedade
Insatisfação Sexual
Insegurança
Falha de memória
Medo
Irritação
Depressão
Desânimo





TRATAMENTO INDICADO:
Algumas pessoas não conseguem sair sozinhas do ciclo de estresse e por isso buscam ajuda. A psicoterapia é um dos tratamentos mais indicados.
Procure um psicanalista.

Dra. Lekissandra Gianis.

Comentários

Anônimo disse…
sempre adimirei vc como profissional, adoro ler os seus artigos.
esse que vc escreveu sobre estresse eu adorei porque é exatamente o meu atual problema.
amei mesmo!
Luisa
Anônimo disse…
Drª L.G.
Parabéns pela matéria, muito me edificou e me ajudou com os grupos sócioeducativos e de geração de renda.

Deus te ebençoe: Ivone (Assistente Social)
Unknown disse…
Já estive em alguns eventos promovidos pela Drª Lekissandra, e fico admirada com a capacidade de informarção que ela tem. É muito difícil encontrar alguem com tamanho profissionalismo.
Parabéns.
Anônimo disse…
POXA E SEMPRE BOM TERMOS PESSOAS INTERESSADAS EM AJUDAR AS QUE NÃO TEM CONHECIMENTO DE CAUSA, MENOS AVISADAS DOS MAUS QUE FAZEM AS DOENÇAS SILENCIOSAS POR ISSO AGRADEÇO POR MIM QUE SOU UMA PESSOA SUPER ESTRESSADA E POR MEUS AMIGOS QUE ESTOU AVISANDO AGORA.

Postagens mais visitadas