FAMÍLIA E MODERNIDADE

Em tempos modernos a sociedade passa por grandes transformações políticas, econômicas, sociais, culturais, científicas e tecnológicas. Transformações estas que afetam o ser humano e repercutem na instituição mais importante, a família.
Algumas décadas atrás, o pai era o provedor do lar e a mãe responsável pelos afazeres domésticos e educação dos filhos.
Atualmente esses padrões não são mais seguidos, onde temos diversos modos de famílias coexistindo, cada uma exercendo suas próprias características. A mulher é mãe, esposa, profissional, em muitos casos sendo a única provedora do lar. O pai por sua vez, está mais atuante na educação dos filhos, promovendo positivamente o diálogo e decisões conjuntas. Os filhos são deixados em creches, escolas, ou aos cuidados de outras pessoas durante o período que os pais estão trabalhando.
 Quando estão em seus lares, a tecnologia cada vez mais presente envolve cada membro da família. Onde o computador, a televisão, o telefone e outros recursos são utilizados para buscar uma conexão com o mundo externo. E neste contexto, a família perde vínculos enfraquecendo sua convivência.
Mesmo na vida moderna, é possível estabelecer uma relação harmoniosa e com laços fortalecidos. Ainda que o tempo disponível seja pequeno, mas que sejam marcados pela alegria, pelo diálogo, pela troca de carinho e respeito mútuo, sem culpa e cobranças.
Aproveite a positividade tecnológica e utilize para valorizar as pessoas que você ama. Sejam através de um telefonema para dizer que está com saudade, o envio de uma mensagem de carinho pelo celular, recados em redes sociais, etc. Essas atitudes levam apenas alguns minutos e representam muito para quem as recebe.
Mantenha uma refeição diária juntos, organize um programa de final de semana em família, demonstre real interesse pela vida de cada membro familiar. Oriente e colabore em suas dificuldades.

 A família tem a grande responsabilidade de formar bons cidadãos, preparando-os para conviver harmoniosamente em sociedade, seja com amigos, no trabalho, nos relacionamentos amorosos e nas famílias que venham a constituir. É na relação familiar que aprendemos desde cedo a conviver, respeitando regras e limites que nos preparam para a convivência em sociedade. Crianças aprendem com os adultos, que para elas são sempre referência. Pois sua aprendizagem inicial se faz fundamentalmente através da imitação do que vê. Fale de Deus, valorize coisas simples e lembre-se muitas vezes os pais mais pobres são os que deixam a seus filhos a herança mais rica.

                 
Dra Lekissandra Gianis - Psicanalista / Hipnoterapeuta (21) 96438 8027 (Whatsapp)

Comentários

Postagens mais visitadas