domingo, 29 de maio de 2011

Psicanálise...para que serve?

A Psicanálise trata do entendimento e funcionamento da mente humana do ponto de vista inconsciente. Trata as doenças emocionais, nos seus sintomas neuróticos. Trata praticamente todo o campo das doenças psíquicas, tais como:

Stress,

Depressão;

Síndrome do Pânico;

Transtornos Compulsivos;

Transtornos da sexualidade;

Obesidade;

Fobias;

Tabagismo;

Dependência Química;

Dificuldades de Relacionamentos, seja no âmbito familiar ou social;

Baixa auto-estima;

Dificuldades nos estudos;

Dificuldades no trabalho;

Dentre outros...

Tais males provocam na pessoa um quadro de insatisfação e mal-estar generalizado, diminuindo seu prazer de viver, repercutindo negativamente nas suas relações familiares, de trabalho, enfim, prejudicando a sua auto-estima e qualidade de vida. A pessoa sente-se perdida dentro de si mesma, em conflito com si próprio. Em alguns momentos se vê no fundo do poço, sem encontrar a saída. Durante a análise o psicanalista, encontra a causa ou causas especificas de tais sintomas, ajudando o paciente numa viagem dentro de si mesmo. Surgindo então a cura, retomando o prazer na vida, dando sensação de bem-estar, saúde e auto-estima elevada.

A duração de uma sessão é de 40 á 50 minutos. Durante o tratamento analista e analisando buscam a cura, a partir do relato de suas experiências de vida.

Realizada a aliança terapêutica o paciente expõe, suas angustias, facilitando o trabalho profissional.

É no inconsciente que pode existir um quadro de repreensões, desejos reprimidos, recalques, traumas com algumas penalizações extensivas. Muitas pessoas estão presas a situações vividas no passado.
Há pessoas que podem apresentar dores ou sintomas físicos sem que uma causa orgânica ou patológica clínica venha justificar. São as doenças psicossomáticas. Há ainda os que vivem em desânimo, são solitários com dificuldades para trabalhar, ou que experimentam repetidos fracassos profissionais ou até mesmo em suas relações afetivas.

Muitos vivem numa tensão permanente nas relações pessoais e afetivas, a desconfiança constante com respeito às demais pessoas, a incapacidade para manter relações amorosas mais duradouras e ainda as dificuldades na área da sua sexualidade; tudo isso são sinais de alguma neurose que pode ser conhecida e conseqüentemente analisada.

O Psicanalista trabalha com a escuta sem julgamentos, preconceitos, castigos, punições (sejam elas culturais ou religiosas) que morem no inconsciente humano ou faça parte do seu cotidiano. Ouve "o que ninguém mais quase sabe ou aprendeu a ouvir" ele vê o que a pessoa comum é ensinada a não ver.

A Psicanálise não possui efeitos colaterais ou indesejados à saúde física e mental; ela não prescreve medicação alguma, apenas lida com o conteúdo submerso no inconsciente humano, objetivando re-orientar o paciente.


A psicanálise, só não é indicada para quem não quer mudar nada e que não queira conhecer-se! Fazer análise é ter coragem para mudanças, para o crescimento, é ter coragem para ser feliz!

Dra Lekissandra Gianis - Psicanalista / Hipnoterapeuta.

3 comentários:

JRonaldo-JR disse...

Bom dia
Perfeito
Adorei
Abraços
JRonaldo-jr

Psicanalista Clínica e Pedagoga. disse...

Obrigada pela atenção e reconhecimento.
Abraços.

Danielle Stos disse...

Puxa. gostei muito de ler seu post. Confesso que não Conhecia o assunto profundamente. Sabia o que era, mas não sua indicacão!